Projeto Aula Passeio: Conhecendo o Delta do Rio Parnaíba

img-20161202-wa0059Nos dias 26 e 27 de novembro de 2016 os alunos do 1º ano do Ensino Médio, funcionários e monitores do Colégio Militar Tiradentes III de Bacabal participaram de um projeto cuja temática foi: “Aula Passeio: Conhecendo o Delta do Rio Parnaíba”.

Este já é o segundo ano do projeto idealizado pelo professor Alex Alves que ministra a disciplina Geografia e levou os referidos alunos para abordar os seguintes temas: A Vegetação Litorânea (Manguezais); Hidrografia; Ecossistema; Turismo e a Preservação Ambiental além do lazer.

A Aula Passeio ao Delta iniciou às 9h com o passeio de barco.  O guia da empresa Igaratu foi o responsável pelas orientações sobre o contexto geral do local, flora, fauna, o percurso entre igarapés até chegar ao encontro do rio com o mar. A primeira parada aconteceu na Praia dos Poldos, em seguida o almoço foi servido no barco. A segunda parada foi nas Dunas do Morro Branco onde os alunos puderam contemplar uma visão panorâmica do vista das dunas e puderam apreciar uma iguaria local, a caranguejada servida pelos tripulantes do barco, na ocasião os alunos aproveitaram para se divertirem utilizando boias aquáticas guiadas por uma lancha. Este passeio finalizou às 15h no Porto dos Tatus em Ilha Grande de Santa Isabel.

Os outros locais visitados pelo grupo foram: o Santuário Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí em Ilha Grande. Visitaram o Parnaíba Shopping em seguida ao Porto das Barcas conhecerem o artesanato local e a arquitetura colonial. Para finalizar o primeiro dia todos degustaram uma pizza na cidade de Parnaíba.

No segundo dia da Aula Passeio os alunos desfrutaram da belíssima praia de Atalaia em Luís Corrêa onde os mesmos se divertiram com o banho de mar e aproveitaram a areia para momentos de lazer com partidas de vários jogos. Ao  meio dia foi servido o almoço na casa de praia onde o grupo ficou hospedado e às 14h retornaram à Bacabal.

Agradecemos ao todos pelo apoio, especialmente à Direção do Colégio Militar Tiradentes III por acreditar na importância deste projeto no sentido de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, assim como fomentar o espírito de companheirismos, responsabilidade, solidariedade, independência (muitos destes alunos viajaram sozinhos pela primeira vez) e respeito ao próximo.

Os depoimentos colhidos ao final da Aula Passeio foram unânimes, todos ficaram satisfeitos com o resultado e objetivo do projeto foi alcançado com êxito.