As festas juninas são um retrato das contribuições culturais de cada povo à cultura brasileira, são também parte do patrimônio histórico-cultural imaterial da região nordeste. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Existem duas explicações para o termo Festa Junina: a primeira é em função das festividades que ocorrem durante o mês de Junho; outra versão diz que esta Festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria em homenagem a São João. No princípio a Festa era chamada de Joanina. Apesar de hoje serem festas católicas, as comemorações Juninas antecedem o nascimento de Cristo. Em certa época e durante muito tempo os católicos passaram a associar esta celebração ao aniversário de São João, no dia 24 de junho, mais tarde, os festejos incluíram os dias de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina com o projeto que nossa escola já vem desenvolvendo no sentido de fazer um resgate da cultura regional do nosso estado, já que os costumes estão sendo esquecidos principalmente pelo povo nordestino e pouco conhecidos pelo público mais jovem.